quarta-feira, 26 de maio de 2010

Meu Super-Herói

Como toda criança eu adorava os desenhos de super-heróis e seus poderes fantásticos. Quem nunca amarrou um pano no pescoço e saiu dizendo que era o Superman? Conforme fui crescendo e ficando chato e exigente esses começaram a entrar em decadência e comecei a ver que esse negócio de super poderes não existe. Minha preferência passou então a ser os heróis "normais" e até hoje o que mais me agrada é o Batman apesar de ser muito mentiroso e exagerado.

Fiquei adulto e mais chato e exigente e apesar de ainda gostar do Batman, resolvi imaginar meu Super-Herói ideal e cheguei a essa conclusão:

Meu Super-Herói não é de ferro, é de carne e osso.
Ele não é invencível e, mesmo pensando que é, se cansa, envelhece, chora, dorme, come, descome, tem dor de barriga, tem gripe, tem tosse, sorri, ama.
Ele não destrói seus inimigos porque seus inimigos não são pessoas de carne e osso como ele e são totalmente indestrutíveis (esses sim). Esses inimigos vem em forma de siglas do MAL como: IPVA, IPTU, ICMS, IRPF entre outros que, além de serem indestrutíveis, não podem ser ignorados pois podem levar ele a prisão (meu Super-Herói pode, sim, ser preso).
Mesmo com tantas tentativas de o anularem (outras siglas do mal que é melhor não citar) ele apenas tenta reconstruir ao invés de se vingar ou tentar aniquilar o mal.
Meu Super-Herói não trabalha sozinho e não tem fiel escudeiro, ele EMPREGA mais de 60 pessoas e paga seus salários em dia mesmo que a situação não seja tão favorável a isso.
Meu Super-Herói não é bom de artes marciais, ele não sai no braço, ele não quebra, ele não xinga, ele constrói, ele é único na sua obra, ele é bom com números e com palavras. Não cria problemas, ele SOLUCIONA problemas.
Meu Super-Herói tem família, mãe, mulher, filhos e netos. Sobrinhos, irmãos, cunhados. É a parte mais parecida com um Super-Herói, porque essas pessoas acham que ele tem obrigação carnal de estar disponível 24/7 e, não é que ele está? As pessoas esquecem as vezes que meu Super-Herói é humano e que precisa descansar e se divertir. Não é só trabalho, ele também assiste jogo de futebol, também toma seu chopp e come churrasco mas, parece que nessas horas o poder de solucionar não é muito requisitado.
Meu Super-Herói faz tudo pra sua família (MULHER, FILHOS E NETOS), as vezes faz tanto que termina mimando-os além da conta. Mas sabe botar limite, as vezes desiste com um ou outro, mas geralmente tem todos nas suas mãos. De fato, seus filhos, netos e esposa (não necessariamente nessa ordem) são as coisas mais importantes da sua vida, mais que a humanidade ou a salvação do planeta. Graças a Deus (meu Super-Herói tem fé também) meu Super-Herói é a coisa mais importante na vida dessas pessoas (Filhos, esposa e netos) e isso é o que acalma um pouco esse poder de solucionador de problemas que os outros insaciavelmente usam sem controle .
Meu Super-Herói fez de tudo pra educar seus filhos da melhor forma, matriculando-os em bons colégios e Faculdades, porque a prioridade na vida dele era a boa educação dos filhos. Ele sempre deu carinho e até estragou um pouco com arregalias, nunca foi a favor da violência e sempre achou que quando precisava tomar uma atitude mais forte ele punia de outra forma que não fosse com socos e pontapés. Talvez por isso esses filhos sejam todos formados e pensem em continuar seu legado.
Meu Super-Herói acorda cedo, sai pra trabalhar e não é voando, é de carro. Coisa que ele só troca quando sobra alguns centavos pra se satisfazer, ele adora carro! Porém, com esse carro ele vai ao supermercado (meu Super-Herói compra mantimentos) que odeia mas que faz toda semana. Ele paga conta de agua, luz, telefone... não tem tantos presentes.
Ele não é famoso, mas também não é invisível. Muitos sabem o que ele faz, como ele faz, mas poucos sabem quem ele é.

Pera aí... se isso é meu Super-Herói então ele existe! E se existe e é real, todo ano ele faz aniversário. Se todo ano ele faz aniversário então ele tem uma data. Se ele tem uma data, essa data é 26/05.

Fica aqui declarado que 26/05 é dia dele, MEU PAI!

Meu Super-Herói, único!!!!!

Parabéns pra ele e que essa data seja comemorada por mais e mais décadas!

PS: Não empresto, não publico, não vendo, não alugo, não troco. Meu pai é meu!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Encerrando Ciclos - Fernando Pessoa

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...

Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.... Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...

Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará! Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..

E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão"

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x


Li esse texto no blog de Raquel e simplesmente adorei. Sempre sou taxado de doido porque "encerro ciclos" mas conhecendo esse texto e sendo de quem é... doido é insistir no que não funciona ou não procede por algum tipo de sentimento que nem bom é... enfim...

Dica: Encerrem ciclos e fechem algumas portas. Alivia um bocado!!!!!