sábado, 9 de junho de 2012

Meu Presente de Aniversário


                Hoje é meu aniversário e há alguns anos eu venho evitando toda forma de contato comigo. Durante os últimos 5 anos talvez tenha aparecido em 1 (na copa)! Antes usava meu radicalismo para dizer que as pessoas passavam o ano sem dar importância e que ligavam no dia do meu aniversário com a maior falsidade. Hoje não penso assim! Mesmo sumindo mais um ano, quero deixar claro que não tem nada a ver com carência, punição ou qualquer motivo negativo. Meu sumiço será bem explicado para que eu não deixe de ganhar meu presente.
                Há 2 anos minha família vem passando por algumas provações. Pensando no lado ruim é um tempo muito longo de acontecimentos fortes que deixam marcas. Por outro lado são coisas que acontecem na vida de várias pessoas e que cedo ou tarde é superado. Mas exatamente há 1 ano atrás eu buscava uma chance de trabalhar numa área que gosto na empresa que almejava. Infelizmente joguei fora essa oportunidade por estar envolvido com a fotografia e com as pessoas erradas dentro da fotografia. Logo depois do meu aniversário um episódio no trabalho mudou nossas vidas. Noites de sono foram perdidas, todo dinheiro foi reservado para atender algumas necessidades extremas por conta do episódio. Por muitas vezes me pegava pensando se viver era uma coisa viável se não era mais fácil desistir de tudo. Mas não podia desistir porque existiam vidas necessitando da nossa capacidade de viver e de trabalhar para ajudá-los. Graças a Deus não desisti e um ano depois ainda estamos na luta para contornar uma situação que não foi resolvida.
                Em paralelo a esse problema, algumas pessoas resolveram me criar um caso (de colegial para uma pessoa de 31 anos) e terminaram envolvendo os meus amigos nisso. Me magoou muito vê-los dizer que não tinham lado e tentar me fazer entender o lado de outra pessoa dentro do conflito que não criei e que não aceitei. Me doeu ver perderem o tempo conversando comigo sobre isso enquanto meu problema na empresa sim era coisa séria e que devia me dar uns minutos de atenção ou ombro amigo. Ajudar nem sempre é não atrapalhar e ficar calado as vezes é melhor que qualquer palavra de consolo ou conforto. Quase largo a fotografia por, mais uma vez, atrapalhar minha vida. Graças a Deus tenho uma esposa que sempre esteve do meu lado na hora de precisar crescer e não me deixou engavetar a fotografia.
                Ainda não nos livramos das provações da vida e pelo 3º ano consecutivo teremos mais uma batalha séria para vencer. Mas eu preciso dizer o quanto eu tenho orgulho de mim e da minha família e, que sou um felizardo. Não pelos amigos ou pelo trabalho, mas pela capacidade de procurar ser uma pessoa melhor e evoluir a cada instante. Hoje eu tenho uma nova oportunidade na vida e vai ser abraçada como única. Oportunidade essa que não saiu debaixo da asa de alguém e muito menos pisando em outras. É resultado de dedicação e estudo. Competência e predisposição para aprender sempre vão falar mais alto que a propaganda de si. E aqui fica o meu pedido de presente.
                Hoje, no meu aniversário, gostaria que todos tivessem uma Bíblia e que abrissem para ler alguns trechos. Esses trechos são aleatórios como gosto de ler, pego abro e leio na página que abri (vocês vão se surpreender). Se puder vão à missa, orem! E o mais importante é que tirem uma horinha todos os dias para pensar em suas ações e em como podem melhorá-las. Como olhar um pouco pro lado e tentar ver que você podia ajudar aquela pessoa. Ser mais tolerante, mais educado, estudar mais, falar menos, fazer mais e pelos outros, fazer menos mal pros outros. Pensem antes de fazer e façam sempre pra acertar. Hoje diminuo minha disponibilidade para investir em mim. Tem dado certo!
Alexandre Rocha

Um comentário:

Luísa S.R. Brandão disse...

Lindamente escrito!!
Tenho MUITO ORGULHO de ti e de toda a evolução nossa. Tenho certeza que tu adoras acompanhar minha evolução como eu adoro acompanhar a tua, e espero que tu tenhas o mesmo orgulho que eu.
Te amo, irmãozinho!!
Muito!!1