quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ciúme

Fiz um texto sobre MACHISMO, POSSE, RENUNCIA, SUBMISSÃO e, terminou aparecendo uma palavrinha em que nem foi citada: CIÚME.

Ciúme tem, em um dicionário, a definição de ZELO AMOROSO. Zelo, por sua vez, tem como definição "tratar com cuidado". Coisa boa se ter cuidado.

O Ciúme é um sentimento que todo mundo tem, assim como raiva etc. Assim como os outros, tem intensidade e em alguns casos são fatais, como pudemos ver na TV o desfecho triste de uma história que foi de amor.

Dentro de uma relação, o Ciúme é bem interessante se for em proporções normais. Os ataques são ocasionais e moderados, servem para lembrar o casal que um ao outro não foi conquistado totalmente e isso termina apimentando um pouco a relação. As pessoas vão se empenhar mais em deixar o parceiro se sentir valorizado, e feliz dentro do relacionamento. Então o Ciúme pode ser um estímulo dentro de uma relação.

Infelizmente, as pessoas nunca levam pra esse lado. E, se os exemplos abaixos foram todos por causa de ciúmes de seus parceiros, a gente acaba de achar a definição de CIÚME PATOLÓGICO. Como o nome já diz, é um ciúme doentio e termina sendo o mais comum ao nosso redor (o mais comum não quer dizer que é o normal). É esse ciúme que faz a pessoa antecipar ações que talvez nem passariam na cabeça do parceiro. É esse ciúme que faz a pessoa tomar posse das ações e sentidos do parceiro tendo total controle sobre "onde ir", "com quem ir", "o que falar", "com quem falar". Esse ciúme que faz a pessoa não dormir pensando que o parceiro pode estar enganando, ou que apenas faz a pessoa não confiar no parceiro sendo que deveria ser a pessoa MAIS CONFIÁVEL pra ele.

Comentando os casos do texto anterior, os que tem ciúme no meio, na perspectiva do ciúme:

1 - Que eu saiba, quem cuida de roupa é estilista.
2 - Por que as mulheres não podem trabalhar, e os maridos cuidarem da casa? Porque a subordinação não vem do lado dos homens?
3 - 11 mandamento: HOMEM TRAI E É NORMAL.... BAH
4 - Ter ciúme, ainda mais de quem nao conhece, é normal, mas impedir de falar, brigar porque falou, isso é absurdo, a pessoa nao conhece a amizade, tem que respeitar, até porque a amizade tem mais tempo que o "amor"(Lê-se posse)..
5 - Parabéns pelo ciumento do namorado, que na frente ela não fala, e nas costas pula nos braços dos amigos, tá crente que tá abafando e tá sendo é abafado... Perfeito tendo ciúme e sendo enganado, otário...
6 - O cara pode sair todo dia na cidade dele, mas a menina não podia sair pra ir ao teatro, perfeito... to entendendo o negócio do ciúme, é vantajoso pro lado que sente, porque faz tudo e nao deixa o outro fazer nada... MASSA!!!

Na verdade, esse negócio de investigação e imaginação é coisa de Sherlock Holmes e Mãe Dinah. As pessoas perdem muito tempo com roupa, com investigação das ligações, das mensagens, dos e-mails, do msn, das saídas, das companhias. Se um dia, uma das partes quiser fazer algo, FAZ, e pode estar quem quiser segurando. Isso não existe! Ninguém tem uma relação na mão, NEM MESMO QUANDO TEM UM CONTRATO ENVOLVIDO. 

Então, melhor que perder esse tempo imaginando o que o outro tá fazendo, use o tempo para não ter defeitos, para se transformar no melhor companheiro. Não só dentro do relacionamento amoroso, mas tente se transformar no melhor empregado, no melhor filho, no melhor irmão, no melhor amigo, no melhor sobrinho. Se empenhe em ser o melhor, em dar atenção, em aprender a deixar as pessoas satisfeitas ao seu lado, de completar o que falta nelas, em ser SUFICIENTE. 

Ainda assim, pode sempre acontecer algo, mas desculpas como: "Eu não tinha liberdade", "Eu não podia ter amigos", "Eu não podia sair" entre outras não vai afetar sua consciência e você sempre vai dormir tranquilo.



PS: Em nenhum caso foi dito que alguem ia gostar da pessoa sair todo fds sem o parceiro. Mas respondendo a pergunta, se a pessoa morar fora, normal acontecer isso, gostando ou nao, a pessoa nao tá presa, ela é livre MESMO NAMORANDO. Se for na mesma cidade e a pessoa quiser sair sempre sem o companheiro, pode ter certeza que ele tá sendo insuficiente. Agora, uma pessoa que priva outra de amigos, não é normal. Uma pessoa que priva outra de CUMPRIMENTAR os amigos, não é normal. Uma pessoa que priva a pessoa de qualquer coisa que ELA não privaria de si mesma, NÃO É NORMAL.

EU TENTO SER SUFICIENTE, não preciso privar nada de ninguém, entrego a DEUS e tenho a consciência tranquila que faço minha parte como: NOIVO, amigo, filho, irmão, estudante, profissional e em tudo que eu me botar pra fazer. E faço bem minha parte, diga-se de passagem....

domingo, 19 de outubro de 2008

Coisas do Século XXI

CASO 1
Em uma festa de família em que um das primas está banhando de piscina de bermuda e camisa.
- Menina, por que tu tá banhando de bermuda e camisa?
- Porque meu namorado acha que não tem necessidade de eu ficar mostrando meu corpo por aí.

CASO 2
Em um casamento escuto a seguinte pregação do Pastor.
- Porque você homem, tem que trabalhar, montar a familia, criar o lar, tem que viver e não deixar faltar nada pra sua família. Já você, MULHER, tem que ser surbodinada a ele, cuidar dele, cuidar da casa, cozinhar....

CASO 3
2 amigos (1 homem e 1 mulher) tentando consolar uma amiga traída.
Homem: Pouxa fulana, isso é foda mesmo, bola pra frente, tu és uma pessoa bacana, jajá supera isso e resolve o que fazer da vida.
Mulher: Pois é fulana, e depois, ele é homem e homem faz essas coisas mesmo, jajá tu esquece e tá tudo bem.

CASO 4
2 grandes amigos (1 homem e 1 mulher) conversando na internet após um tempo sem notícias
Homem: Cara, tu tá sumida, desde que tu começou a namorar que tu sumiu.
Mulher: É verdade, é que meu namorado é muito ciumento, e eu prefiro evitar confusão.
Homem: Mas eu sou casado, feliz, sempre te respeitei, por que ele teria ciúmes de mim?
Mulher: Porque ele não te conhece, é assim mesmo, agora eu vou ter que sair que ele tá chegando eu só falei contigo aqui porque ele não tava perto.

CASO 5
2 amigos (1 homem e 1 mulher) se encontram no corredor do shopping sendo que ela está com o namorado.
.........................................
.........................................
.........................................
Não aconteceu nada, ele olhou pra ela e ela virou a cara...

CASO 6
2 amigos (1 homem e 1 mulher) conversando na internet porque ela foi morar um tempo fora pra fazer mestrado e largou namorado, familia e amigos na cidade natal.
Homem: Fulana, tava vendo no site da globo que vai ter uma apresentação no teatro de uma companhia de humor muito legal, se viesse a minha cidade eu ia na hora.
Mulher: Pois é, eu fiquei doida pra ir mas meu namorado não me deixa sair aqui, ele diz que a cidade é muito perigosa e que as pessoas vão querer se aproveitar de mim. Nem bom dia pro porteiro eu dou. (o namorado mora há 4.000 km de distancia)





Inaceitável palavras (como: EQUILÍBRIO, IGUALDADE DE DIREITOS, LIBERDADE, INDEPENDÊNCIA) tão faladas e conquistadas seram apagadas por algumas pessoas machistas. É tão triste pra mim ver as pessoas abdicando de praia, academias, saídas, amigos, gostos por causa de namorado. É triste você falar com as pessoas e elas não te responderem por causa do namorado, ou convidar pra um aniversário, qualquer coisa que seja. 

Até quando um homem trair uma mulher vai ser normal? Se fosse o contrário era uma PUTA pro resto da vida. Até quando vai ser normal uma pessoa independente pedir satisfação de roupa, lugar, horário, companhia pra outra igual a ela só que de sexo oposto?

BAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Perspectiva x Obrigação

Eleições chegando e as propostas são as mesmas. As pessoas são as mesmas com exceção de uma dúzia de novas caras que vão "lutar pela renovação da cidade". Os antigos com as mesmas propostas, algumas delas absurdas e que já viram que pega o eleitor. Fica uma pergunta na minha cabeça: Adianta a gente votar em algum candidato esperando uma mudança nessa situação em que vivemos?

Eu confesso que voto, hoje, por obrigação. Não tenho nenhuma perspectiva de melhora com as pessoas que são oferecidas pra mim. Até acho isso interessante na democracia, ser OBRIGADO a votar e, o pior, ser OBRIGADO a escolher um dos candidatos impostos pelos partidos, ou seja, você não escolhe quais candidatos disputarão as eleições. Como sou técnico e lógico, acho estranho algumas coisas das ciências sociais.

Mesmo sendo de uma classe não tão prejudicada pelos políticos, eu ainda acho que isso tudo não tá certo. Eu fui testemunha de algumas coisas que aconteceram no ensino público que me deixa desacreditado no país. Vi um professor dar 28 notas baixas numa turma de 30 alunos e vi a correção das provas. Primeira prova assim, segunda prova assim e terminei questionando o que esses alunos pensam da vida em ficar reprovando a toa com a chance nas mãos em que, ainda, muitas pessoas não a possuem. Pro meu espanto, ele me contou que nenhum dos alunos reprova, ele é obrigado a passar todo mundo. É muito triste isso, porque a gente ve um monte de numeros sobre educação e que nada são confiáveis. Lembrando ainda que os alunos tambem têm culpa nesse exemplo prejudicando centenas de outros sem oportunidade e que querem estudo de verdade.

Essas coisas vão me deixando desacreditado. Como uma pessoa sem educação vai saber a verdade desses candidatos? Como distinguir a fantasia que eles colocam na cabeça da gente da realidade? É triste e, pra que preparar o povo? Melhor ter seus eleitores que ter uma sociedade inteligente pra escolher melhor seus governantes ou ter mais voz. É bem mais fácil comprar os votos que convencer um eleitor preparado.

Isso se tratando de educação apenas e, tratando-se de ser humano, TUDO é importante: educação, saúde, saneamento básico, condições de moradia, emprego etc. Mas não consigo ver onde vai se chegar...

Político honesto? Ahm? Projetos? Ahm? Vote em mim! Ahm? Votamos no mais preparado ou no mais conhecido? Votamos no mais preparado ou com mais vínculos com a família? Votamos nos mais preparados ou se todos vão roubar que roube um conhecido? 

Que nos faça contentes as máscaras que sempre fazem a gente esquecer de tudo: "Acabou a cidade? Verdade! Mas ele asfaltou minha rua."  

Roubando ou não, projetando ou não, fazendo ou não, que me poupem um segundo turno. Cansei de mentira!