domingo, 7 de dezembro de 2008

VASCO DA GAMA

A gente não sabe bem como que nasce o primeiro amor por um clube. As vezes por tradição de família, outras vezes por influência do pai, de um parente próximo. Mas quase sempre por uma simpatia natural que brota espontânea, sincera, como um amor a primeira vista. Aquele gol que explodiu nas redes, aquela virada que transformou um jogo perdido numa vitória sensacional. Às vezes um lance, uma conquista, um detalhe, sempre há um começo que segue por toda vida, tornando-se adolescente, depois maduro, e finalmente, ETERNO. O amor por um clube é assim como um convívio permanente de fidelidade. Entre pessoas pode haver divergências, mas entre o clube e um torcedor, há um pacto sentimental que supera a embates momentâneos, depressões, crises, toda uma tormenta que põe a prova aquele amor fundo e profundo, aquele amor que mistura a alma, coração e sangue, correndo na vertente de uma paixão que só o esporte pode alimentar.

                Os sociólogos interpretam o fenômeno esportivo como uma das válvulas de escape para as tensões humanas. O futebol é bem um exemplo disso. Nas tardes de bandeiras agitadas o olhar se estende sobre o verde do gramado como, se num horizonte imenso, se abrisse ao torcedor para soltar todos os complexos e frustrações recolhidas no dia-a-dia suado e duro que todos nos enfrentamos. O acesso da disputa na bola que rola e que quica, que sobe e que desce, em mil evoluções, em mil emoções. O lance que inflama, a flama que move os craques no campo, tudo isso traduz a força lúdica dos espetáculos de futebol. Essa energia latente, transbordante, é que inunda a alma do torcedor no momento do sofrimento ou da glória, na decepção ou na alegria, com aquelas alternativas próprias da vida.

                O clube é um pedaço da gente. Clube tem contornos bem definidos dentro de um esquema de preferência muito íntimo, muito pessoal. Há clubes predestinados à grandezas que não conhecem limites. É o caso do Vasco da Gama, do nosso Vasco. Suas raízes são fundas nas massas, até mesmo pelas raízes edípicas não fosse o Vasco da Gama um legado generoso da Mãe-Pátria. Um velho amor que se liga no mais recôndito da tradição que a história escreveu através dos tempos. Hoje, independente de suas respeitáveis origens, o Vasco é uma expressão legítima de uma tropicalíssima paixão brasileira. Aquela camisa preta com a diagonal branca ou a branca com a diagonal preta, não importa o figurino, já se incorporou a uma preferência popular de largas proporções. Não é nenhum exagero dizer que as pesquisas apontam o Vasco como um dos clubes que mais cresceram em termos de torcida, a ponto de ocupar um lugar de destaque entre os mais queridos fazendo bairro, ali, firme, com o flamengo no ibope esportivo.

                A velha figura do almirante, a caravela que se desenha no escuro, as conquistas de outrora através de mares nunca antes navegados, tudo isso que a história conta ficou na legenda de velhas tradições. Hoje, o amor pelo Vasco se forma no terreno firme de suas glórias contemporâneas. O Vasco está em perfeita sintonia com o renovar das gerações. Sua torcida cresce com a mesma força de seu poderio em todas as frentes do esporte, porque os clubes, ao contrário das limitações biológicas dos homens, quanto mais velhos mais se revigoram. E o Vasco da Gama, amigos, nasceu com a predestinação de se tornar ETERNO.


ORGULHO MEU.

PS: Conselho do dia: "se não tiver nada pra somar, não subtraia!" Já joguei fora amizade por muito menos que um passe de ônibus... 

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

DJAVAN

Top 1

"Eles me disseram tanta asneira, disseram só besteira
Feito todo mundo diz.
Eles me disseram que a coleira e um prato de ração
Era tudo o que um cão sempre quis
Eles me trouxeram a ratoeira com um queijo de primeira
Que me, que me pegou pelo nariz
Me deram uma gaiola como casa, amarraram minhas asas
E disseram para eu ser feliz 

Mas como eu posso ser feliz num poleiro?
Como eu posso ser feliz sem pular ?
Mas como eu posso ser feliz num viveiro,
Se ninguém pode ser feliz sem voar? 

Ah, segurei o meu pranto para transformar em canto
E para meu espanto minha voz desfez os nós
Que me apertavam tanto
E já sem a corda no pescoço, sem as grades na janela 
E sem o peso das algemas na mão
Eu encontrei a chave dessa cela
Devorei o meu problema e engoli a solução
Ah, se todo o mundo pudesse saber
Como é fácil viver fora dessa prisão 
E descobrisse que a tristeza tem fim 
E a felicidade pode ser simples como um aperto de mão
Entendeu? 

É esse o vírus que eu sugiro que você contraia
Na procura pela cura da loucura, 
Quem tiver cabeça dura vai morrer na praia."






Perfeito!!!!  Entendeu?

Los Hermanos

Top 1

"Me diz se assim está em paz, achando que sofrer é amar demais."

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Peito


PENSAMENTO DO DIA:

"Mais vale um peito na mão que dois no sutiã"



Pra todo mundo que acha que tem tudo (e tem é NADA)!!!


PS: Nem sei se posso pegar imagem do google e postar aqui, nao deu pra ler o termo de uso, deu preguiça!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ciúme

Fiz um texto sobre MACHISMO, POSSE, RENUNCIA, SUBMISSÃO e, terminou aparecendo uma palavrinha em que nem foi citada: CIÚME.

Ciúme tem, em um dicionário, a definição de ZELO AMOROSO. Zelo, por sua vez, tem como definição "tratar com cuidado". Coisa boa se ter cuidado.

O Ciúme é um sentimento que todo mundo tem, assim como raiva etc. Assim como os outros, tem intensidade e em alguns casos são fatais, como pudemos ver na TV o desfecho triste de uma história que foi de amor.

Dentro de uma relação, o Ciúme é bem interessante se for em proporções normais. Os ataques são ocasionais e moderados, servem para lembrar o casal que um ao outro não foi conquistado totalmente e isso termina apimentando um pouco a relação. As pessoas vão se empenhar mais em deixar o parceiro se sentir valorizado, e feliz dentro do relacionamento. Então o Ciúme pode ser um estímulo dentro de uma relação.

Infelizmente, as pessoas nunca levam pra esse lado. E, se os exemplos abaixos foram todos por causa de ciúmes de seus parceiros, a gente acaba de achar a definição de CIÚME PATOLÓGICO. Como o nome já diz, é um ciúme doentio e termina sendo o mais comum ao nosso redor (o mais comum não quer dizer que é o normal). É esse ciúme que faz a pessoa antecipar ações que talvez nem passariam na cabeça do parceiro. É esse ciúme que faz a pessoa tomar posse das ações e sentidos do parceiro tendo total controle sobre "onde ir", "com quem ir", "o que falar", "com quem falar". Esse ciúme que faz a pessoa não dormir pensando que o parceiro pode estar enganando, ou que apenas faz a pessoa não confiar no parceiro sendo que deveria ser a pessoa MAIS CONFIÁVEL pra ele.

Comentando os casos do texto anterior, os que tem ciúme no meio, na perspectiva do ciúme:

1 - Que eu saiba, quem cuida de roupa é estilista.
2 - Por que as mulheres não podem trabalhar, e os maridos cuidarem da casa? Porque a subordinação não vem do lado dos homens?
3 - 11 mandamento: HOMEM TRAI E É NORMAL.... BAH
4 - Ter ciúme, ainda mais de quem nao conhece, é normal, mas impedir de falar, brigar porque falou, isso é absurdo, a pessoa nao conhece a amizade, tem que respeitar, até porque a amizade tem mais tempo que o "amor"(Lê-se posse)..
5 - Parabéns pelo ciumento do namorado, que na frente ela não fala, e nas costas pula nos braços dos amigos, tá crente que tá abafando e tá sendo é abafado... Perfeito tendo ciúme e sendo enganado, otário...
6 - O cara pode sair todo dia na cidade dele, mas a menina não podia sair pra ir ao teatro, perfeito... to entendendo o negócio do ciúme, é vantajoso pro lado que sente, porque faz tudo e nao deixa o outro fazer nada... MASSA!!!

Na verdade, esse negócio de investigação e imaginação é coisa de Sherlock Holmes e Mãe Dinah. As pessoas perdem muito tempo com roupa, com investigação das ligações, das mensagens, dos e-mails, do msn, das saídas, das companhias. Se um dia, uma das partes quiser fazer algo, FAZ, e pode estar quem quiser segurando. Isso não existe! Ninguém tem uma relação na mão, NEM MESMO QUANDO TEM UM CONTRATO ENVOLVIDO. 

Então, melhor que perder esse tempo imaginando o que o outro tá fazendo, use o tempo para não ter defeitos, para se transformar no melhor companheiro. Não só dentro do relacionamento amoroso, mas tente se transformar no melhor empregado, no melhor filho, no melhor irmão, no melhor amigo, no melhor sobrinho. Se empenhe em ser o melhor, em dar atenção, em aprender a deixar as pessoas satisfeitas ao seu lado, de completar o que falta nelas, em ser SUFICIENTE. 

Ainda assim, pode sempre acontecer algo, mas desculpas como: "Eu não tinha liberdade", "Eu não podia ter amigos", "Eu não podia sair" entre outras não vai afetar sua consciência e você sempre vai dormir tranquilo.



PS: Em nenhum caso foi dito que alguem ia gostar da pessoa sair todo fds sem o parceiro. Mas respondendo a pergunta, se a pessoa morar fora, normal acontecer isso, gostando ou nao, a pessoa nao tá presa, ela é livre MESMO NAMORANDO. Se for na mesma cidade e a pessoa quiser sair sempre sem o companheiro, pode ter certeza que ele tá sendo insuficiente. Agora, uma pessoa que priva outra de amigos, não é normal. Uma pessoa que priva outra de CUMPRIMENTAR os amigos, não é normal. Uma pessoa que priva a pessoa de qualquer coisa que ELA não privaria de si mesma, NÃO É NORMAL.

EU TENTO SER SUFICIENTE, não preciso privar nada de ninguém, entrego a DEUS e tenho a consciência tranquila que faço minha parte como: NOIVO, amigo, filho, irmão, estudante, profissional e em tudo que eu me botar pra fazer. E faço bem minha parte, diga-se de passagem....

domingo, 19 de outubro de 2008

Coisas do Século XXI

CASO 1
Em uma festa de família em que um das primas está banhando de piscina de bermuda e camisa.
- Menina, por que tu tá banhando de bermuda e camisa?
- Porque meu namorado acha que não tem necessidade de eu ficar mostrando meu corpo por aí.

CASO 2
Em um casamento escuto a seguinte pregação do Pastor.
- Porque você homem, tem que trabalhar, montar a familia, criar o lar, tem que viver e não deixar faltar nada pra sua família. Já você, MULHER, tem que ser surbodinada a ele, cuidar dele, cuidar da casa, cozinhar....

CASO 3
2 amigos (1 homem e 1 mulher) tentando consolar uma amiga traída.
Homem: Pouxa fulana, isso é foda mesmo, bola pra frente, tu és uma pessoa bacana, jajá supera isso e resolve o que fazer da vida.
Mulher: Pois é fulana, e depois, ele é homem e homem faz essas coisas mesmo, jajá tu esquece e tá tudo bem.

CASO 4
2 grandes amigos (1 homem e 1 mulher) conversando na internet após um tempo sem notícias
Homem: Cara, tu tá sumida, desde que tu começou a namorar que tu sumiu.
Mulher: É verdade, é que meu namorado é muito ciumento, e eu prefiro evitar confusão.
Homem: Mas eu sou casado, feliz, sempre te respeitei, por que ele teria ciúmes de mim?
Mulher: Porque ele não te conhece, é assim mesmo, agora eu vou ter que sair que ele tá chegando eu só falei contigo aqui porque ele não tava perto.

CASO 5
2 amigos (1 homem e 1 mulher) se encontram no corredor do shopping sendo que ela está com o namorado.
.........................................
.........................................
.........................................
Não aconteceu nada, ele olhou pra ela e ela virou a cara...

CASO 6
2 amigos (1 homem e 1 mulher) conversando na internet porque ela foi morar um tempo fora pra fazer mestrado e largou namorado, familia e amigos na cidade natal.
Homem: Fulana, tava vendo no site da globo que vai ter uma apresentação no teatro de uma companhia de humor muito legal, se viesse a minha cidade eu ia na hora.
Mulher: Pois é, eu fiquei doida pra ir mas meu namorado não me deixa sair aqui, ele diz que a cidade é muito perigosa e que as pessoas vão querer se aproveitar de mim. Nem bom dia pro porteiro eu dou. (o namorado mora há 4.000 km de distancia)





Inaceitável palavras (como: EQUILÍBRIO, IGUALDADE DE DIREITOS, LIBERDADE, INDEPENDÊNCIA) tão faladas e conquistadas seram apagadas por algumas pessoas machistas. É tão triste pra mim ver as pessoas abdicando de praia, academias, saídas, amigos, gostos por causa de namorado. É triste você falar com as pessoas e elas não te responderem por causa do namorado, ou convidar pra um aniversário, qualquer coisa que seja. 

Até quando um homem trair uma mulher vai ser normal? Se fosse o contrário era uma PUTA pro resto da vida. Até quando vai ser normal uma pessoa independente pedir satisfação de roupa, lugar, horário, companhia pra outra igual a ela só que de sexo oposto?

BAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Perspectiva x Obrigação

Eleições chegando e as propostas são as mesmas. As pessoas são as mesmas com exceção de uma dúzia de novas caras que vão "lutar pela renovação da cidade". Os antigos com as mesmas propostas, algumas delas absurdas e que já viram que pega o eleitor. Fica uma pergunta na minha cabeça: Adianta a gente votar em algum candidato esperando uma mudança nessa situação em que vivemos?

Eu confesso que voto, hoje, por obrigação. Não tenho nenhuma perspectiva de melhora com as pessoas que são oferecidas pra mim. Até acho isso interessante na democracia, ser OBRIGADO a votar e, o pior, ser OBRIGADO a escolher um dos candidatos impostos pelos partidos, ou seja, você não escolhe quais candidatos disputarão as eleições. Como sou técnico e lógico, acho estranho algumas coisas das ciências sociais.

Mesmo sendo de uma classe não tão prejudicada pelos políticos, eu ainda acho que isso tudo não tá certo. Eu fui testemunha de algumas coisas que aconteceram no ensino público que me deixa desacreditado no país. Vi um professor dar 28 notas baixas numa turma de 30 alunos e vi a correção das provas. Primeira prova assim, segunda prova assim e terminei questionando o que esses alunos pensam da vida em ficar reprovando a toa com a chance nas mãos em que, ainda, muitas pessoas não a possuem. Pro meu espanto, ele me contou que nenhum dos alunos reprova, ele é obrigado a passar todo mundo. É muito triste isso, porque a gente ve um monte de numeros sobre educação e que nada são confiáveis. Lembrando ainda que os alunos tambem têm culpa nesse exemplo prejudicando centenas de outros sem oportunidade e que querem estudo de verdade.

Essas coisas vão me deixando desacreditado. Como uma pessoa sem educação vai saber a verdade desses candidatos? Como distinguir a fantasia que eles colocam na cabeça da gente da realidade? É triste e, pra que preparar o povo? Melhor ter seus eleitores que ter uma sociedade inteligente pra escolher melhor seus governantes ou ter mais voz. É bem mais fácil comprar os votos que convencer um eleitor preparado.

Isso se tratando de educação apenas e, tratando-se de ser humano, TUDO é importante: educação, saúde, saneamento básico, condições de moradia, emprego etc. Mas não consigo ver onde vai se chegar...

Político honesto? Ahm? Projetos? Ahm? Vote em mim! Ahm? Votamos no mais preparado ou no mais conhecido? Votamos no mais preparado ou com mais vínculos com a família? Votamos nos mais preparados ou se todos vão roubar que roube um conhecido? 

Que nos faça contentes as máscaras que sempre fazem a gente esquecer de tudo: "Acabou a cidade? Verdade! Mas ele asfaltou minha rua."  

Roubando ou não, projetando ou não, fazendo ou não, que me poupem um segundo turno. Cansei de mentira!


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Radical Total

O mundo tem umas coisas engraçadas. Atire a primeira pedra o homem que nunca arrumou confusão na rua porque olharam pra sua mulher ou mexeram com ela. Atire a primeira pedra alguém que nunca tomou as dores de alguém da família ou do grupo de amizade e foi tomar satisfação ou até mesmo arrumar a tal da confusão com a pessoa (e percebe-se, nesse caso, que a pessoa sempre escuta um lado só da história e toma como verdade absoluta).

Engraçado é como o ser humano é estranho! Essa semana uma dona de joalheria matou dois ladrões com um tiro certeiro em cada: um ladrão na cabeça, o outro no peito. Como estudante de engenharia não entendo muito da lei mas, como uma pessoa que vive em sociedade, eu conheço um pouco do que acontece na minha cidade.

Na minha cidade, você não anda a pé, se precisar ir a padaria da esquina, você tira o carro da garagem pra não ir "vacilando". Na minha cidade, você não anda de bicicleta porque, certamente, é alvo facil para pegar um tiro ou apenas ser roubado mesmo. Na minha cidade, você não tem um lugar para sair com a namorada ou família em que você diga: EU VOU LÁ PORQUE É SEGURO. Isso não existe aqui, restaurantes, bares, botecos, bodegas, churrascarias, com ou sem seguranças, fechadas ou abertas, ACADEMIAS DE GINASTICAS, tudo está sujeito e já foram, sim, assaltados. 

Aí vem os ladrões, esses, matando ou não, com arma ou não, devolvendo os objetos ou não, são soltos SEMPRE. Aqui na minha cidade, eles são pegos, e apanham etc. Mas são soltos. Uma pessoa que passa uma semana presa apanhando e sofrendo abuso e voltando pra sociedade sem pagar, de fato, o que cometeu (as vezes roubando uma galinha ou as vezes por ter até matado alguém), vai voltar como? Se cometeu um pequeno delito, não vai achar certo tudo que passou por causa de uma besteira e vai o que, procurar emprego? O que cometeu um grande crime, viu que uma semana é muito pouco pra tudo que ele fez, e vai o que, fazer mais ou procurar emprego? Ah, não tem emprego! TEM emprego! No meu ramo, falta pedreiro, falta bombeiro, falta pintor, e é dificil recrutar alguém, por quê? Não serve? Balela!

Aí a polícia, engraçadinha também, me lembra minhas aulas de gramática, aquela coisa toda sobre SUJEITO OCULTO. Nunca vi uma coisa tão parecida, parecem sinônimos. A duas ruas da minha casa, tem um quiosque da polícia militar (na minha cidade), e há 2 semanas, uma senhora assaltada por dois rapazes de bicicleta na minha rua (lembrem-se, a duas ruas daqui) foi pedir ajuda lá e deu todas as características. Escutou a seguinte resposta: "Minha senhora, não dá pra sair daqui não porque não tem nenhuma viatura e não vou deixar o quiosque sozinho aqui". Engraçadinho não? Continuando a historinha do sujeito oculto tem, ao lado do edificio da minha noiva, um predio comercial. Nesse predio comercial existe uma rampa que fica em frente a janela da minha noiva, e o que a gente vê lá de madrugada? O carro da polícia com todos os policiais dormindo enquanto deviam fazer a ronda da madrugada. As 5:30 eles ligam o carro e vão embora. Será que a gramática falava da polícia em SUJEITO OCULTO?

Aí vem a história engraçada do mundo, a mais engraçada. A mulher que matou os assaltantes, tá sendo processada e tão querendo prendê-la de qualquer jeito. As pessoas estão indignadas com essa justiça com as próprias mãos. E a justiça divina? Eu vou julgar ela? Quantas vezes eu esqueci a justiça divina com a pessoa que olhou pra minha mulher e quis e até fiz justiça com as próprias mãos? Quantas vezes eu esqueci a justiça divina e até a coerência pra ir defender um primo sem nem escutar a história do outro lado tentando fazer as justiças com as próprias mãos? O que me difere tanto dela? E se o ladrão fosse da minha família?

Uma pessoa que usa seu dinheiro para comprar uma arma ao invés de comprar latas e latas de leite pro seu filho, é humano? Tá desesperado? Não! Tá mal intencionado. Ele comprou a arma apenas pra intimidar? Será? É só olhar no pente se não tem bala, quem quer intimidar não precisa de bala. A pessoa que fez isso para cometer um crime premeditado, com a intenção de destruir um bem alheio, provocar caos na sociedade ou até tirar vidas, não pode ser HUMANO. E muito menos pode-se lamentar se o feitiço virou contra o feiticeiro.

Você tem um bebê, um filhinho lindo, saudável, fofo. Um assaltante vem tirar ele de você, com uma arma em punho sem perceber que tá sendo alvo fácil  e está na sua mira(você com uma arma na mão e porte dela). Você chama a polícia ou espera Deus fazer justiça?


terça-feira, 23 de setembro de 2008

Soneto do Ralado

Há muito estava com vontade de fazer um blog. Primeiro fiquei pensando no que, exatamente, eu gostaria de postar. Essa dúvida me segurou por meses e terminei resolvendo pensar em um nome. Outra dúvida enorme e, começando a me decepcionar comigo por me achar uma pessoa bem decidida e firme nas vontades. Feito isso, a ultima dúvida foi a: O QUE POSTAR PRIMEIRO?

Confesso que ainda tô cheio de dúvidas, receios e, só começando que vou acostumar com esse ambiente. Um mundo novo sempre deixa dúvidas. Configurações, cores, perfil, interesses, fontes, ainda não sei exatamente como fazer tudo mas aos poucos vou descobrindo.

Como dito na descrição, nada melhor que começar o blog com a coisa que me deixa mais orgulhoso e mais feliz nessa vida, que é ter tido a sorte de encontrar e poder compartilhar o amor com a minha companheira.

Estamos com data marcada para o casório e aos poucos vamos comprando algumas coisas para a nossa casa que ainda nem existe. Mesmo sem casa, já temos a cama, o fogão e algumas coisas como roupa de cama, pratos, taças de vinho, panelas. Acordando hoje, de férias, pensei como seria bom se tivesse a companhia dela para melhorar meu dia (companhia que não seria possível por causa do trabalho dela). É então que venho para o computador e dou de cara com um e-mail dela e penso: "Que lindo! Transmissão de pensamento, eu pensando nela e ela me escreve". Esperando um e-mail sobre amor, saudade ou algo do gênero, me deparo com um e-mail sobre um RALADOR DE QUEIJO que vimos na casa do meu primo e gostamos. Que emoção a dela ter encontrado o ralador de queijo, e EU?

Respondi pra ela em forma de Soneto, aproveitei que tava com um ótimo senso de humor e comecei uma brincadeira que terminou ficando legal:

Soneto do Ralado

Você é tudo que tenho de mais sagrado.
Você é maior amor que tenho em minha vida;

És a Luz no fim do túnel, minha única saída.
Você me deixa feliz até tratando de queijo ralado.

Uma noite completa com macarrão...

Na mesa uma garrafa de vinho aberta;
As taças, como uma poesia certa,
Deixam transbordar o universo da paixão.

Como sobremesa, um beijo é roubado...
Arrebata meu coração como uma chacina,
Seria que isso é algum tipo de fardo?

Parece mais a certeza da minha sina,

Que homem, me faz o mais felizardo:
Viver a vida ao lado dessa menina.




e assim começo.... ainda nos veremos mais por aqui.